A edição especial RAW do jipe defender acaba de ser revelada pala Land Rover na Europa, mas só chega no brasil em abril, um mês após seu lançamento na Europa, onde será identificado pelos nomes X-Tech ou Limited Edition, dependendo do pais. Aqui no Brasil serão 30 unidades a venda da serie, divididas nas configurações 90 (com duas portas) e 110 Station Wagon (com quatro portas). Ainda não foram divulgados os preços para o mercado brasileiro, mas nas lojas europeias ele será vendido por cerca de 25 mil libras estrelinas, ou pouco mais de R$ 65 mil, sem inclusão de impostos e taxas de importação.
A versão RAW tem apelo visual mais agressivo, e está sendo produzido em quantidades limitadas, como linha 2011 na fabrica de Solihull, no Reino Unido. Sua primeira aparição publica aconteceu em janeiro durante a abertura do 89º European Motorshow, o Salão do Automóvel de Bruxelas na Bélgica. A aparência da serie especial se diferencia do Defender convencional pelas cores externas, inéditas no modelo, que podem ser Bronze (Nara) ou prata (Zermatt) e por detalhes pintados de preto (Santorini) no teto, nos para-choques e nas caixas de rodas.
O interior traz revestimentos exclusivos e criados para combinar com as cores da carroceria. Nos modelo com exterior pintado de bronze, a cabine vem com acabamento na cor bege, e na versão prata, o interior conta com forração em preto. De acordo com a Land Rover, os assentos são revestidos de couro reforçado. O pacote de itens de serie oferece ainda grade frontal exclusiva, lanternas com LED, insertos e externos de alumínio, console central exclusiva, painel pintado na mesma cor externa, tapetes exclusivo e volante forrado com couro.
A motorização na edição RAW vai ter o mesmo motor de quatro cilindros, 2.4 turbo-diesel, com injeção direta de combustível do tipo common-rail, apto a entregar 122cv de potencia e 36,7 kgmf de torque do defender tradicional. O conjunto agrega ainda um cambio manual de seis marchas. A RAW deve ser uma das ultimas edições especiais do veterano Defender, produzido desde a década de 40. O projeto da atual geração foi desenvolvido há 25 anos e deve se despedir das linhas de montagem em 2013.